Pages

“ANUNCIANDO O EVANGELHO DE MODO SEMPRE NOVO”
São Clemente
Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Texto: O Testemunho de Pe. Estêvão



O TESTEMUNHO DE PADRE ESTÊVÃO
(José Rodrigues Neto)

O Centro de Formação Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Paróquia de São Raimundo Nonato - Fortaleza - Ceará) sediou nos dias 14 e 15 de agosto de 2014 o encontro sobre Inserção, Paróquia Missionária e Santas Missões Populares promovido pela Vice-Província Redentorista de Fortaleza.

A presença e participação de leigos provenientes de algumas frentes missionárias assumidas pelos redentoristas, religiosas e religiosos redentoristas, demonstraram a importância da reflexão e partilha comungadas nestes dias.

A riqueza dos temas propostos bem como a diversidade de enfoques dados, significaram a possibilidade da construção de algo novo no trabalho de evangelização a partir da acolhida e respeito das várias maneiras de compreensão e prática daquilo que era a meta do debate.
O Pe. Estêvão foi uma presença marcante e testemunhal, pois revelou a capacidade de superação a todo e qualquer obstáculo diante do quadro da sua frágil saúde no momento, o que poderia significar impedimento para outros agentes evangelizadores oferecerem sua contribuição. A atenção a tudo o que foi proposto, debatido e partilhado, a preocupação em fazer anotações, a ousadia para intervir, a participação com seu instrumento de animação (sanfona) nos momentos de descontração do grupo, foram apenas alguns reflexos do seu testemunho missionário.

Fazendo memória a algumas expressões recorrentes durante as falas de assessores e demais participantes, ouso retomar algumas acreditando que Estêvão é uma expressão viva e comprometida daquilo que foi falado.

Fé - condição básica da experiência do povo de Deus no seu processo de libertação ontem e hoje.
Mística - experiência de contemplação do divino que impulsiona para a missão.
Compromisso com o povo - consequência daquilo que está enraizado na fé e fortalecido pela comunhão com Deus.

O Pe. Estêvão é um homem de fé, de Deus e do povo.

O seu testemunho dado de modo integral é motivo não apenas de reflexão para o compromisso de cada participante, como também de exemplo para todos os agentes missionários, tenham eles a força e o poder de ser testemunha recebidos no batismo, na consagração religiosa ou conferidos pela ordenação sacerdotal, não importa, tudo é força e tudo é poder. A pergunta inquietante é: o que temos feito com o potencial transformador que cada um traz em sua vida? Às vezes pequenos desafios se tornam barreiras intransponíveis no serviço de evangelização. Felizmente não foi essa a realidade que Estêvão demonstrou.


Acredito que intensificar a nossa oração e ser presença solidária na vida do Pe. Estêvão nesse momento delicado é apenas uma demonstração de gratidão e afeto da coragem, força e testemunho que ele nos brindou durante o encontro.

2 comentários: