Pages

“ANUNCIANDO O EVANGELHO DE MODO SEMPRE NOVO”
São Clemente
Tecnologia do Blogger.

domingo, 12 de outubro de 2014

Artigo: Dia das Crianças: Consciência Social!


Hoje, de modo especial, lembramos o dia da ‘CRIÂNÇA’, que, O Estatuto da Criança e do Adolescente (7ª Edição, 2010), conceitua como a pessoa de zero a doze anos de idade. A psicologia considera essa faze infantil como uma das mais importantes na vida humana, pois, nesta faze a pessoa inicia sua formação físico- biológica, psico-social e espiritual. Quando nesta faze a criança não é bem cuidada e orientada no seu desenvolvimento, as outras fazes de sua vida (adolescência, a faze adulta e a pós-adulta) podem apresentar diversos problemas na vida da pessoa. Por isso a importância de se ter uma boa infância. É de responsabilidade da família, da sociedade e do governo promover essa boa infância.

Porém, na nossa história, nem sempre os direitos da criança e deveres para com ela foram assegurados. Na verdade pouco existia uma preocupação nesse sentido. Na sociedade espartana os meninos eram levados para o colégio militar já cedo, com uma formação e disciplina rígida. As crianças que apresentavam algum defeito físico eram mortas. Pois a finalidade desta sociedade era preparar a pessoa para a luta, quando se tratava de menino, ou para o cuidado do lar, quando se tratava de menina. Na Idade média tinha-se um conhecimento sobre o valor da criança, porém muitas eram tratadas como objetos de exploração. Algumas religiões chegaram até a assassinar crianças, acreditando que este ato agradaria as entidades divinas e aplacaria sua fúria. Na Revolução Industrial as crianças eram exploradas. Elas trabalhavam 12 horas por dia e muitas vezes não se alimentavam. Durante um longo percurso da historia as crianças não tiveram vez e nem voz. Eram tidas como pessoas que nada sabiam e que estavam sobre a obrigação de seus responsáveis.

Hoje, graças a Deus, as coisas mudaram, e percebemos que assim como o adolescente, o adulto e as pessoas de terceira idade têm seus direitos e dignidade, sua importância e valor na sociedade, do mesmo modo as crianças também o têm. Esses direitos lhe são assegurados pela justiça, cabendo ao responsável ou qualquer membro da sociedade, consciente de sua obrigação em quanto cidadão, lutar pelo direito dos pequeninos e pequeninas. Na tradição bíblica, apesar de alguns elementos de preconceito em relação às meninas, a criança é vista como sinal de luz e esperança.  Jesus chega a afirmar que delas são o Reino de Deus e que devemos ser como elas, se quisermos o Reino. (Marcos 9.36,37/Mateus 11.16,17/Lucas 7.31,32). Isso demonstra a importância que a criança tem para e na nossa vida.

Hoje temos orfanatos que cuidam de crianças abandonadas, além de outras instituições que asseguram o direito da criança, porém, ainda se trona urgente refletirmos e tomarmos consciência de nossa obrigação em quanto cidadão ou religioso, pois, muitas vezes, crianças são maltratas. Elas são alvo frágil e fácil do tráfico de drogas e da exploração. Muitas pessoas e empresas utilizam das crianças como meio de ganhar dinheiro. Neste sentido, elas se tornam objetos de exploração. Outras crianças são jogadas nas ruas, desprezadas por pais ou responsáveis e até pela sociedade. Não podemos deixar isso acontecer. Que possamos perceber o real valor das crianças em nossa vida. Nós um dia fomos crianças e queríamos ser ouvidas em nossos sonhos e acolhidas e nossa família e sociedade. Deste modo precisamos despertar uma consciência humanitária, fraterna e responsável para os cuidados com nossas crianças. Há muitas crianças que sofrem preconceito dos diversos tipos, como o bullying, e muitas vezes lhes faltam seus direitos, como alimentação, esporte, lazer, educação, moradia, cultura, vida digna e sociedade acolhedora. Todos nós, família, sociedade e governos, somos responsáveis por elas. Não podemos deixa-las desamparadas de seus bens preciosos para um bom desenvolvimento físico-psico-socio-espiritual. Feliz dia das CRIANÇAS para todas, que Deus abençoe e que Maria, que cuidou do menino Jesus, nos ajude a cuidar de nossas crianças! Parabéns!!


Fonte: http://isaiasmendes.blogspot.com.br

0 comentários:

Postar um comentário