Pages

“ANUNCIANDO O EVANGELHO DE MODO SEMPRE NOVO”
São Clemente
Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Artigo:Mês Missionário e a 'Memória Viva' dos Missionários Redentoristas.

No mês de outubro a Igreja Católica celebra o mês missionário. Junto dela nós, Missionários Redentoristas, trazemos a ‘viva memória’ dos nossos 281 anos de fundação como Congregação Missionária do Santíssimo Redentor. Nossa identidade missionária e nossa missão de evangelização teve seu começo com nosso Pai Afonso, no seu contato e convivência com os cabreiros, pobres, abandonados e excluídos da sociedade em Scala.

Essa experiência despertou a intuição de Afonso, no chamado de Deus, para fundação de sua Congregação Missionária. E assim como as mulheres, Maria Madalena e outra Maria, foram as primeiras a anunciarem aos apóstolos a Ressurreição de Jesus, do mesmo modo, foi por meio de Madre Celeste Crostarosa que a fundação da Congregação foi anunciada e revelada a Santo Afonso. Deste de então, nossa Congregação foi se formando e ganhando novo vigor, com nossos santos e beatos e nas nossas diversas experiências missionárias com o povo de Deus.

Nossas Constituições e Estatutos são o compêndio de nossa caminhada missionária religiosa e de nosso modo de ser missionário redentorista. As Constituições e Estatutos propõem o nosso caminho e nossa razão de ser Redentorista, no seguimento de Cristoe no anúncio da Copiosa Redenção a serviço da Igreja e da humanidade. (Cf. Carta do Superior Geral, Pe. Juan M. Lasso Dela Veja, aos Redentoristas, 2004, nº XXXIV).

Somos, por natureza, missionários (Const.1), independente de onde estejamos e do estado de vida em que nos encontramos. Se somos missionários, então temos uma missão. A primeira e principal missão é “a proclamação explícita da palavra de Deus para a conversão fundamental.” (Const.10).  Evangelização e conversão são dois conceitos nossos que devem estar em nosso modo de ser e deve fazer parte da nossa missão.

Os destinatários de nossa missão são os homens mais abandonados, ou seja, “são os que a Igreja não pôde ainda prover de meios suficientes de salvação; os que nunca ouviram o anúncio da Igreja, ou pelo menos, não o recebem como ‘Evangelho’; ou, finalmente, os que são prejudicados pela divisão da Igreja.” (Const. 3). Entre todos os que necessitam da evangelização, entre os grupos humanos mais necessitados de auxílio espiritual, nós estamos obrigados a atender de modo especial aos pobres, mais fracos e oprimidos, cuja evangelização deve ser sinal da obra messiânica, e com os quais o Cristo mesmo quis, de certa maneira, identificar-se. (Const.4). O mandado concedido a nós de evangelização e conversão aos pobres e abandonados socialmente, culturalmente, politicamente, e espiritualmente, visa à libertação e salvação da pessoa humana toda. (Const.5). Neste sentido temos bem claro o nosso ser missionário e nossa missão, que se identifica com o que é celebrado pela Igreja no presente mês.

Há 54 anos os primeiros Redentoristas irlandeses Pe. João Myers, Pe. Tiago McGrath, Pe. Jaime Collins e Pe. Miguel Kirwan, chegaram ao Brasil, no Rio de Janeiro e ficaram em Goiás. Destes, dois anos depois, ou seja, no dia 05 de fevereiro de 1962, se formou a Vice-província em Fortaleza. Aos poucos fomos nos expandindo e assumindo novas regiões missionárias como a Paróquia de São Raimundo Nonato, a Paróquia São José Operário, em Paraíso do Norte de Goiás e a capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na diocese de Iguatu, dentre outras. Atuamos em três Estado: Piauí, Maranhão e Ceará, E iniciamos uma experiência na Àfrica. Contamos atualmente com 45 Missionários professos e 10 fundações.


Como Missionários Redentoristas atuamos em diversas áreas missionárias como nas paróquias, nos santuários, na formação, na animação vocacional, no rádio e na tv, dentre outros, porém, nos Brasil somos conhecidos popularmente pelas ‘Missões Populares’. Com esta realizamos nosso carisma de ser missionário, testemunhas vivas da redenção, continuador de Jesus Cristo; e a nossa missão de levar a redenção de Jesus Cristo para os pobres e abandonados. Contudo, neste mês missionário, em que a Igreja Celebra o mês da missão, nós fazemos memória de nossa caminhada missionária, ao mesmo tempo em que celebramos ‘O Ano Vocacional Redentorista’.Que o Senhor possa nos ajudar a renovar nossas estruturas missionárias, animar o povo de Deus na FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE, para evangelizar de um modo sempre novo. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santo Afonso: rogai por nós!


Fonte: http://isaiasmendes.blogspot.com.br

1 comentários: