Pages

“ANUNCIANDO O EVANGELHO DE MODO SEMPRE NOVO”
São Clemente
Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Notícia: [NOTA DE FALECIMENTO] Pe. Estêvão Mc Cabe C.Ss.R.


Faleceu por volta das 3.38 horas no dia 27 de outubro de 2014 no Hospital Cura d’Ars, em Fortaleza no Ceará, depois de uma longa doença corajosamente enfrentada, o Padre Estêvão (Stephen Paul) Mc Cabe.  O falecido nasceu em Dublin, Irlanda no dia 14 de agosto de 1951. Foi o primeiro filho de Michael Mc Cabe e Kathleen Kiernan. Teve dois   irmãos e três irmãs. Foi batizado na Igreja de Santo André em Dublin. Sua educação primária foi feita com os Irmãos De La Salle, e cursou o colegial com os Irmãos Cristãos, ambas as escolas sendo em Dublin. Em 1969 houve um retiro espiritual na escola dos Irmãos Cristãos pregado pelos Padres Redentoristas. No final do retiro Pe. Denis Farrell C.Ss.R. convidou o jovem Estêvão para ser redentorista. Apesar do receio de sua mãe que considerou a Congregação Redentorista muito rigorosa e austera, Estêvão começou o postulando seguido pelo noviciado em 1969. Fez seus primeiros votos no dia primeiro de  setembro de 1970.

Cursou filosofia na Universidade de Galway de 1970 até 1973, e de 1973 até 1975 seu curso de teologia no Instituto Missionário dos Padres Spiritanos. De 1975 até 1977 fez estágio de dois anos  aqui no Brasil. O estágio foi principalmente para aprender a língua portuguesa e adaptar-se ao clima e aos costumes brasileiros. Com esse estudou no CENFI Centro de Formação Intercultural) em Brasília. Durante os anos 1977 e 1978 terminou seu curso de teologia  no Instituto Missionário dos Padres Spiritanos em Dublin. No dia 5 de fevereiro fez sua profissão religiosa permanente e no dia 3 de junho de 1978 foi ordenado presbítero.

Voltando ao Brasil em 1979 foi nomeado para Teresina, Piauí, onde ficou por muitos anos. Trabalhou também aqui em Fortaleza em Serviluz, na área da Praia do Futuro e na favela de São Miguel em Messejana. Passou alguns anos na formação dos postulantes no bairro de Bela Vista. Seus últimos anos de vida encontrou Pe. Estêvão trabalhando em Paraiso do Tocantins, em Nazária no Piauí, e depois no noviciado Interprovincial em Campina Grande. Nesta última cidade foi diagnosticado com câncer cerebral e lutou contra essa doença até sua morte com grande paciência e admirável coragem.

Pe. Estevão foi um homem de profunda fé e intensa vida espiritual na qual se destacam um espírito de oração, fervoroso ministério sacerdotal, boníssima testemunha de vida simples e austera,  brilhante inteligência com total dominação da mensagem evangélica,  total dedicação aos seus confrades, acolhimento alegre e sincero com sensibilidade e respeito aos pobres e menos favorecidos, sempre sorridente e jovial, era de fácil convivência, pessoa serena, simpática, dedicado ao estudo e trabalho.

Pe. Estêvão gostava de visitar as comunidades na parte periférica de Teresina e as comunidades mais abandonadas no interior. Dotado com inteligência musical, Estêvão como sanfonista alegrou muitas festas redentoristas e festas do povo além de celebrações litúrgicas. O poeta disse: “Ninguém, morre enquanto permanece vivo no coração de alguém”. Tenho certeza absoluta que Estêvão está muito vivo nos corações de seus confrades, de seus familiares e nos corações dos incontáveis fieis que o ama.

Querido Estêvão que o coro festivo te acolha e te conduza à Cidade Santa, à Jerusalém Celestial, para que tenhas um descanso eterno.
                                                         Por Pe. Brendan Coleman Mc Donald C.Ss.R.


0 comentários:

Postar um comentário