Pages

“ANUNCIANDO O EVANGELHO DE MODO SEMPRE NOVO”
São Clemente
Tecnologia do Blogger.

sábado, 1 de novembro de 2014

Notícia: O padre que trocou a Irlanda pela comunidade Luxou


Com 80 anos, Padre Eduardo abdica do conforto para viver entre moradores de comunidade na Praia do Futuro

Foi em 1960 que Eamonn Godwing, 80, foi ordenado padre na Congregação Redentorista da Irlanda. Padre Eamonn, a propósito, é padre Eduardo. Traduzido e batizado. Um dos muitos missionários irlandeses que deixaram a terra de nascença e vieram morar no Brasil para integrar-se às comunidades menos favorecidas e lutar, com os moradores, por uma vida digna e independente. Ele mora numa casinha na comunidade Luxuou, na Praia do Futuro, e brinca ao dizer que, se sua vida é simples, é de “propósito”.

Mas não é só por meio de bênçãos e pregações que é feita a luta de padre Eduardo. Com o apoio do conterrâneo, colega de quarto e também missionário, padre Martinho Murray, 86, ele percorre oito comunidades carentes da Capital a bordo de sua velha e bem cuidada motocicleta preta. Nas visitas, reúne fiéis para rodas de conversa, organiza missas e coordena projetos sociais.

Três deles fazem brilhar os olhos azuis do padre. O primeiro oferece alfabetização e reforço escolar para crianças. O segundo insere adolescentes e adultos no mundo da informática. E o terceiro, seu xodó, cria fogões solares, engenhocas eficientes feitas de papelão e papel alumínio, capazes de cozinhar qualquer alimento em, no máximo, duas horas.

Os fogões são produzidos no quintal dele e resultam do projeto de um empresário inglês que o procurou para pôr em prática a experiência na comunidade Luxuou. Os aperfeiçoamentos são assinatura do sacerdote e de dona Fátima, moradora da comunidade que o ajuda na fabricação.

Há cerca de dez em estoque, que são levados pelo padre às comunidades que visita como forma de incentivar o uso de uma energia sustentável e barata. “Só que ninguém quer usar. Todo mundo acha bom, formidável, mas não querem usar. Envolve mudança de hábitos e as pessoas não vão mudar tão fácil assim”, lamenta.

Enquanto conversava com O POVO, vez ou outra, quando o sol estava mais forte, procurava o modelo de uso pessoal, checava o medidor de temperatura e comemorava: “Com 100º já dá para a água ferver. Hoje, estamos a 130º!” E, em casa, os senhores usam mesmo o fogão para comer? “Cozinhamos quase tudo nele”.


Morando na companhia um do outro desde 1996, quando chegaram a Luxuou, os padre são prendados. Fazem todas as tarefas domésticas e só deixaram de cozinhar o próprio almoço quando decidiram comprar “quentinha” num restaurante ao lado de casa. Durante toda a entrevista, várias vezes padre Eduardo levantou e foi à cozinha. Só depois, ao final, nos chamou: “venham cá tomar um café.”. Fomos. E estava bom!

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/11/01/noticiasjornalcotidiano,3340959/o-padre-que-trocou-a-irlanda-pela-comunidade-luxuou.shtml

0 comentários:

Postar um comentário